論文徵集

法治進程與澳門回歸二十五年:挑戰、成就與未來方向」研討會

2024年是澳門回歸第25周年。以回歸25周年為契機,澳門大學法學院與澳門研究中心擬於2024年5月18日(六)合辦「法治進程與澳門回歸二十五年:挑戰、成就與未來方向」專題研討會,總結澳門特別行政區在法治建設上已取得的成就,仍面臨的挑戰,討論特別行政區未來的法治建設方向。

本研討會誠邀各有志於相關議題的研究者申請參會及提交論文計劃書(論文題目、作者資料、論文摘要),獲選之申請者將提交論文全文並於研討會上進行交流討論,其提交之論文經匿名審稿通過後將於學術期刊《澳門研究》上刊登。

會議網上報名及提交論文計劃書:

會議日程

報名及提交論文計劃書:2024年2月10日前

遴選結果通知:2024年2月29日前

提交會議論文全文:2024年5月3日前

會議日期及時間

2024年5月18日(六)上午10時至下午5時

會議地點

澳門大學崇文樓(E34)演講廳、會議室

主辦機構

澳門大學法學院

澳門大學澳門研究中心

論文撰寫規格

語言﹕中文或葡文

字數和格式﹕請參考《澳門研究》的稿件類別和要求 (連結)

查詢電話

查詢

lilizhuang@um.edu.mo

Convocatória para Apresentação de Artigos

Seminário – “O Progresso do Estado de Direito e os 25 Anos do Retorno de Macau: Desafios, Realizações e Direcções Futuras”

O ano de 2024 marca o 25º aniversário do retorno de Macau. Aproveitando esta data, a Faculdade de Direito da Universidade de Macau e o Centro de Estudos sobre Macau planeiam realizar um seminário especializado no dia 18 de Maio de 2024 (sábado), intitulado “O Progresso do Estado de Direito e os 25 Anos do Retorno de Macau: Desafios, Realizações e Direcções Futuras”. Este evento tem como objetivo resumir as conquistas alcançadas pela Região Administrativa Especial de Macau na construção do Estado de Direito, os desafios que ainda enfrenta e discutir as futuras direcções para o desenvolvimento do Estado de Direito na Região.

Este seminário convida todos os investigadores interessados nas questões relacionadas a participar e a submeter propostas de artigos (incluindo o título do trabalho, informações do autor e resumo). Os candidatos seleccionados irão apresentar o texto completo do seu trabalho e participar em discussões durante o seminário. Os trabalhos submetidos serão publicados na revista académica Boletim de Estudos de Macau após serem aprovados numa avaliação anónima.

Inscrição para o seminário e submissão de propostas de artigos online: https://forms.gle/vakEWLTqSQ29G98p6

Cronograma do Seminário:

Inscrição e submissão de propostas de artigos: até 10 de Fevereiro de 2024

Notificação dos resultados da selecção: até 29 de Fevereiro de 2024

Submissão do texto completo para o seminário: até 3 de Maio de 2024

Data e Hora do Seminário:

18 de maio de 2024 (sábado), das 10h00 às 17h00

Local do Seminário:

Universidade de Macau, Edifício Cultural (E34), Auditório e Salas de Conferência

Organizadores:

Faculdade de Direito da Universidade de Macau

Centro de Estudos de Macau da Universidade de Macau